Janela do Conhecimento
Menu
xPrincipal
Voltar a p?gina anterior

ORA-PRO-NÓBIS: A PLANTA DO MILAGRE

    Ora pro nóbis, vem do latim e significa "rogai por nós", refrão das orações feitas na igreja. Um refrão repetido a Deus e a cada ladainha, "Opus citatum ora pro nóbis ore retundo", o povo não entendia, com fome repetia e um milagre recebeu: um super alimento que foi batizado de “ORA-PRO-NÓBIS”. (Segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim).

 

 ORA-PRO-NÓBIS

 

 

     A Ora-pro-nobis é uma planta pouco usada e desconhecida. A falta de informações, o desconhecimento quanto ao valor nutricional e modo de preparo, faz com que o consumo seja reduzido, tendo em vista, que é uma cactácea com característica diferente em relação às demais hortaliças. No entanto esta planta vem se destacando em muitos estudos técnicos.

 

    As hortaliças não convencionais podem constituir alternativas para populações carentes por serem boas fontes de nutrientes e eficazes para curar enfermidades. É o caso da Ora-pro-nobis. É uma planta que vem merecendo atenção especial por seu alto valor nutritivo.

 

    É conhecida como “carne de pobre” pela alta concentração de nutrientes. A planta é rica em vitamina A,C,B, contém ferro, cálcio e fósforo, além das propriedades medicinais. O chá cura cistite, úlceras, queimaduras, problemas de pele e processos inflamatórios.

 

    A planta é decorativa, tem flores lindas e comestíveis. Esta planta não tem contra indicações. Tem sido o alimento do corpo e da mente de muitas pessoas.  Sentar-se a sombra da ora pro nobis, com seu aroma suave e sua grande floração, leva a meditação.

 

 

"Nas coisas mais simples, estão as respostas para a fome que consome a humanidade”.

Aloha!

Ester de Suzan

 

Fonte:  Ora-Pro-Nóbis, A Carne dos Pobres -     João Felix Vieira.