Janela do Conhecimento
Menu
xPrincipal
Voltar a p?gina anterior

O GRANDE ASTRO REI E SUA SIMBOLOGIA

O SIMBOLOGIA DO  SOL

 

O sol considerado como astro rei na sua complexidade, não podemos dizer qual a sua idade exata, assim como não podemos marcar qual a data de sua partida. É o símbolo da luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude. Representa o fogo, o poder, a força. Está relacionado a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade. A própria  realeza tentou fazer dele sua propriedade, mas ele é livre poderoso e inatingível.

 

 

 

 

Sol é um elemento complexo e por isso se faz presente em muitas crenças, ritual e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo.

 

 

 

Para os Alquimistas ele simboliza a perfeição, para a China é a representação do poder do Imperador. Para o Japão ele é um símbolo de respeito, faz parte de sua bandeira, impresso como uma bola de fogo (sol nascente). Os aborígenes na Austrália, o consideram como filho de Deus.

 

 

 

Para a fé cristã é considerado um símbolo de Cristo os seus raios representam os apóstolos e pelo fato de refletir esperança, é um dos símbolos cristãos da ressurreição.

 

 

 

O ciclo do Sol, o nascer e o pôr do Sol, foi comparado em muitas culturas, como o símbolo da nascimento, da morte e da ressurreição. Fortemente celebrado em seu nascer como a esperança, o novo, o nascimento, a alegria e a juventude um grande espetáculo da natureza.

 

 

 

Os índios Maoris o consideram como amparo, para eles é o símbolo da proteção, da força e da luz.

 

 

 

Para os Gregos Helio deus sol, em sua maioria tem sido usado como um símbolo masculino; Surya, o deus do Sol védico que simboliza o renascimento e a imortalidade; Tonatiuh, deus asteca do Sol e dos guerreiros; para os Egípcios é Hórus considerado uma grande divindade.

 

 

 

O Sol tem sua representação no mundo animal e das flores: A águia - ave solar, emblema do deus romano do Sol, que também representava o imperador, o poder e a força.

 

 

 

Para os astecas, águia era considerada o Sol nascente, aquele que devora a serpente das trevas é representada por uma águia com a serpente na boca; Os Maias, o Sol era representado por um jaguar.

 

 

 

O mundo das flores muitas representa o Sol pela sua luminosidade, pelo amarelo com brilho ofuscante, a flor lótus dourada, o girassol, o dente-de-leão e muitas outras.

 

 

 

Sol (yang – princípio positivo), pelo fato de irradiar sua própria luz é conhecimento.

 

 

 

No norte da Sibéria, povos nativos simonoides vêem o Sol como um olho do Céu; o Sol, ele representa o olho bom.

 

 

O sol é uma fonte de vida, sem a sua luz o planeta simplesmente deixaria de existir. O astro rei com sua luz, seu calor e seu brilho cria todos os dias o ciclo da vida, algo mágico maravilhoso.

 

 

Ester de Susan. Aloha!