Janela do Conhecimento
Menu
xPrincipal
Voltar a p?gina anterior

EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

                Estas são palavras as quais aplicaram o mesmo sentido erroneamente, principalmente no ensino (educação) Escolar.

 

                Educação é um fardo errôneo que se tem passado ao professor (educador), talvez esta antiga palavra educadora tenha gerado isto, os pais que sem saberem qual o seu papel na vida de seus filhos, passam a educação ao professor.

 

                A educação é um conjunto de hábitos familiares (amor, saber dizer não, importar-se, entender, compreender, saber onde estão, seus horários), estes hábitos vêm de bebê até uma maturidade consciente, aliados à leis para que o jovem ainda imaturo sem conhecer limites, não venha trazer danos físicos e moral a si próprio. Impor limites a uma criança não vem da agressão, mas um posicionamento firme, desde que são bebê, o amor e o limite deve caminhar junto, para o crescimento saudável de uma criança, haja compatibilidade, um corpo saudável, com uma mente sã, e amor por si próprio e pelos outros.

 

                Aos pais e professores, quando a criança chega a sua mão, seu cérebro tem inúmeras expectativas sobre o conhecer, ele está cheio de informações preciosas e aquele professor que as ignorar, pode estar bloqueando uma futura mente admirável.

 

aula

 

                O educador é o mediador entre um conhecimento específico, que terá de formar sutilmente para caminhada juntos, de troca de informações, professores e crianças caminhando juntos, então haverá uma troca de ensinamentos, que são preciosos dos dois lados, “o método professor sabe tudo”, não funciona mais, ou mesmo pensar que a criança chega à escola vazia como um balão são pensamentos equivocados.

 

             A condução ao conhecimento é como um dançar de mentes que ora conduzem, oras conduzida ao conhecimento. Ninguém aprende isto ou aquilo se não houver troca de conhecimentos, e quem ensina é mediador do conhecimento, que leva o outro para conhecimentos únicos, e desta forma ele ganhará experiências também únicas.

 

                   Estas trocas de saberes acontecem em todos os âmbitos, familiar, escolar, social, mundial, etc.

 

             O homem é um ser ávido pelo conhecimento, está na sua natureza a busca por novas coisas, o único problema é para que fim será esta busca, este cuidado é nosso dever.

 

                  “O conhecimento é como o passar de um cometa, é maravilhoso, mas no momento que muda o rumo e vem em colisão à Terra, é imensamente catastrófico”.

 

 

                Sofia Quadros.