Janela do Conhecimento
Menu
xPrincipal
Voltar a p?gina anterior

COMO OBTER QUALIDADE DE VIDA E COMUNICAÇÃO COORDENADA E INTERLIGADA À REDE NEURAL

 

 

COMO OBTER QUALIDADE DE VIDA E  COMUNICAÇÃO COORDENADA  E INTERLIGADA À REDE NEURAL

 

          Vivemos uma época de muita agitação. As grandes cidades exigem o "máximo impossível" de nosso tempo. Estamos descompensados, trabalhando no vermelho. É necessário uma pausa. Não estamos mais construindo, mas estamos destruindo nossos corpos, que se deterioram com doenças e moléstias, como efeito da sobrecarga. Programe-se e uma vez por semana tenha contato com a natureza, para equilibrar as energias.

 

 

 

C

 

 

           O Sol é uma excelente fonte de vitamina D. Atua melhorando a absorção de cálcio, além de estar relacionado a melhoras de humor e a redução dos riscos de desenvolver câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Capaz de relaxar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação sanguínea e diminuir a pressão arterial.

 

A

 

 

           Harmoniza o relógio biológico através da luz solar; produz o hormônio melatonina; cria um ciclo no compasso e equilíbrio do meio que nos rodeia, dando a sustentação para o sono.  Uma das maneiras de cuidar da saúde mental é ter maior contato com a natureza. O contato direto com a natureza equilibra nossas energias. Procure um cenário natural. A vida entre plantas e árvores liberam substâncias  e harmonizam o ser.

 

A

 

 

            Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin revelou que passar um tempo em contato com a natureza, de preferência sem interferências tecnológicas, é uma ótima forma de melhorar a organização espacial. E, a memória se ativa com grande qualidade, o ar fresco, o vento, o sol e o barulho das árvores e cascatas fazem exercícios com a memória que volta a ser atuante.

 

A

 

 

           O cérebro necessita de 20% de toda a energia que o corpo humano produz e esse valor aumenta em até 10% pelo excesso de carga. Mesmo quando estamos descansados, o cérebro continua trabalhando.   O que acontece com quem está em contato com a natureza: o cérebro entra em um estado conhecido como “rede neural em modo padrão”, que é um complexo sistema de comunicação coordenada interligando todas sua rede neural.

 

A

 

 

           Passar momentos junto à natureza dá uma compreensão maior do comportamento humano, o que ajuda a entender melhor nossa própria identidade.  Um estudo holandês revelou que passar tempo na natureza e realizar tarefas relacionadas a ela, como cuidar de um jardim ou de uma horta melhora a saúde. Quem vive ao ar livre produz menos cortisol, substância conhecida como “hormônio do estresse”.

 

A

 

 

  Em ambientes fechados, ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigenaçãoTrabalhar mais significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, causando futuramente sérios problemas no coração.

 

A

 

 

       A respiração ao ar livre, o contato com a natureza dá um ritmo excelente à respiração. A Sincronia Respiratória é uma das bases para a saúde.  A serotonina é um neurotransmissor que determina nossas emoções, abre o apetite, atua na memóriacomportamento social e outros processos importantes. Quanto melhor for a oxigenação no seu cérebro, maiores serão os níveis de serotonina.  Uma cachoeira em ambiente naturalaumenta a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.

 

A

 

 

           É cientificamente comprovado: uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que uma bactéria inofensiva, encontrada no solo, pode agir como uma espécie de antidepressivo natural. Isso acontece porque esse microrganismo nos faz produzir mais serotonina, a mesma bactéria faz bem ao nosso sistema imunológico.

 

 

A

 
A

 

 

Com grande carinho,

Ester de Susan.

A 

 

Fontes : VIVA COM ESPERANÇA- SEGREDOS PARA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.        

Autores- Mark Finley e Peter Zandler